11 de novembro de 2008

PARA QUEM NÃO CONHECE O CORONÉ CAFUÇÚ E A SUA HISTÓRIA!


Seu nome é Raimundo Ferreira de Campos, um dos 13 filhos de pais agricultores. Ele é natural de Luiz Gomes, Alto Sertão Potiguar, mas segundo afirma, é curraisnovense de coração. Iniciou no rádio aos 30 anos, passando em vários Estados e sendo sempre líder de audiência em seu horário. Há quatro anos, sintetizou suas características culturais em um personagem, nascia assim, Coroné João Cafuçú. De acordo com Raimundo, reflexo da herança de sua terra, e da valorização cultural que tem até hoje correndo nas veias. "Nasci no meio cultural rústico, do terço, da novena, do aboio, da cantoria e boi de reis, e isso foi fundamental para meu crescimento intelectual e cultural", diz.

Raimundo, radialista, poeta, violeiro, humorista, declamador, apresentador de televisão, reclama dos "enlatados" americanos, que são digeridos no dia-dia e tido como cultura e lamenta pela discriminação dos valores culturais locais.

O Coroné Cafuçú é um conjunto da experiência do rádio com o programa regional e humorístico e de sua identidade cultural. "Coroné Cafuçú, é uma mistura de humorista com características lingüísticas sertanejas e envolvendo em si um apanhado cultural", define Raimundo. Segundo ele, o Coroné é um "mangador" do povo e dele mesmo.

No primeiro trabalho, o Coroné já foi um sucesso, sendo tocado em grandes rádios do Brasil inteiro e sendo convidado a se apresentar em vários programas de televisão do nordeste. Os poemas "Zé Brocoió", que aborda o dia-dia do homem matuto; "Me enganei na eleição", uma crítica política com muito humor; e "Com medo de Lampião", fizeram parte do primeiro CD.

Após o sucesso desse, logo em seguida veio o segundo CD, com poemas novos e um teor ainda mais descontraído, consagrando o sucesso do personagem. Poemas como: "Casamento de Chica", "Nas unhas do delegado", "Com medo de Zé Lotero", todos com uma trilha sonora bem selecionada e adequada ao estilo nordestino, repetiram o grande sucesso do primeiro.

Sempre com seu jeito matuto de ser, não esquecendo nunca o estilo nordestino, o sucesso de Coroné João Cafuçú lhe rendeu apresentações nas TVs Diário, Tropical, Potengi, Potiguar, Ponta Negra e Cultura, tendo também seu CD tocado em várias rádios como Sociedade da Bahia, Verdes Mares, Rádio Clube de Pernambuco, Nacional de Brasília, Currais Novos, Ouro Branco, e muitas outras. Além disto, vários jornais do Nordeste, tais como, Tribuna do Norte, Diário de Natal, O Mossoroense, entre outros, publicaram matérias sobre o sucesso do humorista Raimundo Ferreira.

O Coroné vem realizando inúmeros shows por vários Estados brasileiros e percorrendo os grandes centros, como Natal, Fortaleza, Mossoró, Campina Grande. O terceiro CD do Coroné Cafuçú já está tomando formas e em breve será lançado.

Como poeta Raimundo Ferreira participou de inúmeras competições nas quais conquistou vários prêmios. Nessa trajetória de vida, adquiriu experiência, sempre envolvido num universo cultural e empenhado-se em defender as raízes nordestinas. Atualmente, Raimundo Ferreira trabalha na rádio Ouro Branco, com o programa Encontro Sertanejo, líder absoluto de audiência no seu horário, e que fala, como ele próprio diz, das coisas do Sertão.

Agora, Raimundo Ferreira investiu também em novo projeto, o Programa Sertão da Gente, no Canal 2, TV Com. Segundo ele, essa foi uma outra maneira de criar mais um espaço para a cultura popular, que não tem vez na grande mídia. "No Sertão da Gente nossa cultura é valorizada", conclui Raimundo. (Texto: agito.com)

Nenhum comentário: